Pastorais

Priorize a Oração

Cremos que pregar o Evangelho é responsabilidade da igreja local, cremos que a melhor maneira para cumpri-la é formar novos discípulos para realizar a missão, para que o reino de Deus seja palpável neste mundo. Portanto é necessário que você ore!

Já que, tudo depende de Deus, tudo pertence a Deus, somos Dele, então é mister que tenhamos uma intensa vida de oração. Oração é meio de graça, oração é relacionamento, oração é conversar com Deus. Davi no Salmo 5.3, nos ensina a dinâmica da oração e como ela deve cumprir-se em nossa vida. O salmista nos ensina que oração deve ser a nossa prioridade. Ao dizer duas vezes que de manhã orará a Deus, que de manhã o buscará, ele nos diz que conversar com Deus para ele é prioridade. Quando nos levantamos, logo temos o nosso desjejum e depois nos dirigimos aos nossos labores diários que, para nós, são prioridade. Entretanto, o salmista nos ensina que, entre as primeiras prioridades do dia, a oração deve ocupar o lugar primordial. Se Deus é a pessoa mais importante da nossa vida, se nós o amamos sobre tudo e sobre todos, então ao abrir os olhos, deveríamos agradecer ao Pai, por renovar as suas misericórdias para conosco em um novo dia. Que a oração para você não seja uma reza, ou uma mera formalidade composta com palavras ribombantes e bombásticas, mas que, conversar com Deus, como nos ensina a Escritura, seja para você uma prioridade.

Davi, ainda nos diz que ele apresenta a sua oração a Deus. A palavra, apresentar, é a mesma utilizada para oferecer sacrifícios, portanto, ao dizer que apresenta a sua oração, o salmista nos instrui mostrando que oração é consagração, oração é oferecer o melhor a Deus. Vivemos em dias nos quais as pessoas não são valorizadas como tais, mas sim pelo que produzem, nossa sociedade é ativista, resultados são mais importantes que relacionamentos. Às vezes, nos surpreendemos atuando mecanicamente com os homens e com Deus. Veja bem, sou muito favorável ao trabalho duro, mas temos que tomar cuidado com as prioridades e as motivações. Quando você já não tem tempo para parar, para orar, para ler a sua Bíblia, para consagrar a Deus os seus melhores sentimentos e pensamentos, quando você não tem tempo para relacionar- se com o Senhor, quando você já não pode mais relacionar-se com o próximo, não pode tomar um café com a sua esposa, então você se tornou o produto de uma sociedade tecnológica e vive como uma máquina. Consagremos os melhores momentos, os melhores pensamentos, os melhores sentimentos, o melhor de nossos relacionamentos a Deus. Que a sua oração seja consagração a Deus. Que você volte a ser humano e deixe de ser uma máquina!

Em último lugar, neste pequeno versículo, David diz que depois de orar, ficará esperando. Oração nos ensina a esperar, a depender de Deus. Somos o povo do fast food, queremos comida rápida, compra pela internet com entrega rápida, desejamos tudo para ontem. Porém, o salmista nos orienta que quando termina-se a oração, entra-se no reino da esperança. Esperar significa depender, esperar significa confiar, esperar significa entender que antes que eu começasse a fazer alguma coisa, Deus desde os tempos antigos está atuando em sua criação e que nossa primeira prioridade é esperar e responder ao que Ele criou. Esperar significa confiar que Deus cuida de nós e há de fazer em nós sua vontade. Esperar significa trabalhar com a consciência de que tudo vem de Deus e a seu tempo tudo o que Ele quiser se concretizará. Geralmente todo ser humano tem projetos pessoais, projetos familiares. Como Igreja, planejamos ser uma Igreja Bíblica, Unida e Relevante. Não obstante, enquanto realizamos esses projetos, o grande projeto de Deus é que nos relacionemos com Ele, que O priorizemos e glorifiquemos. Que tenhamos uma vida de oração abundante e que mergulhemos cada dia mais e mais no conhecimento da Palavra e obedeçamos à mesma, que sejamos um povo que ora, adora e prega o Evangelho, vivendo a vida de Deus, esperando sempre. Amado Senhor, dá-nos um novo tempo para conhecer-te e buscar a tua presença! Que o Senhor faça de nós um povo que cresce cada vez mais na comunhão com Deus, por meio da oração!

Rev. Rosther Guimarães Lopes

0 comentário em “Priorize a Oração

Deixe uma resposta